Reflexos da pós-modernidade no cotidiano

arte por Gutow
Estudar a pós-modernidade possibilita uma melhor percepção das mudanças nos meios ambientais onde vivemos, tendo descentralizado os processos num mundo em constantes transformações. O pós-modernismo rejeita o pensamento iluminista da modernidade, não se aceita mais uma única concepção da realidade, mas as diferentes possibilidades de interpretação dos fenômenos.

Após a constatação de que não há uma única realidade, os olhares se atentam a percerber as diferenças e o reconhecimento da heterogeneidade, tentando integrar elas, concebendo a verdade relativa à cada comunidade a qual se está inserido. A concepção da sociedade pós-moderna é de uma aldeia global, na passagem de uma cosmovisão única e universal para o respeito das diferenças e a valorização do local em detrimento do universal.

A consciência pós-moderna rejeita a estrutura do poder da razão iluminista, pois não a considera como único determinante - o modelo de relações agora é em rede, as experiências são fragmentadas. Não há um único centro de poder e autoridade, os padrões foram e estão sendo sempre quebrados, a manufatura foi substituída pela informação e tecnologia. A velocidade não depende mais do deslocamento das pessoas, onde as pessoas pensam globalmente e agem localmente.

A arquitetura pós-moderna não reflete uma unidade, celebrando a multivalência - nas artes houve uma variedade de estilos que não necessitam de objetividade, o culto da música é a diversidade onde a regra é viver o momento. O teatro celebra o transitório na encenação, fornecendo liberdade a improvisação do grupo e reduzindo o poder do diretor. Os filmes são feitos em seqüências de eventos fragmentados no tempo e espaço, não refletindo a ordem original em que foram filmados, o fictício e o fantástico se confundem com o real. E a televisão é o principal veículo para disseminar a cultura pós-moderna.

0 comentarios:

Postar um comentário




Sobre as citações

As citações expostas nesta página têm por único objetivo promover e difundir valores culturais e conhecimento, muitas pessoas não teriam acesso de outra maneira a este tesouro cultural pertencente a toda humanidade. De nenhuma maneira se pretende obter algum benefício financeiros por meio disto, e se algum autor ou compositor, representante legal ou contenedor de direitos considera que a exposição de algum material em particular afeta seus direitos de autor, peço que comunique a fim de proceder a remover qualquer link, obrigado.

Facebook